Leiam este artigo orginalmente publicado em:http://blog-espiritismo.blogspot.com/2007/03/holomodor.html
Este termo significa em ucraniano "matar pela fome", e designa o Holocausto Ucraniano, ocorrido nos anos de 1932 e 1933.
82% da população da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas vivia da agricultura. Foi obrigada, por meio de repressão violentíssima, a entregar as suas propriedades ao Estado e a integrar as explorações agrícolas colectivas e estatais, segundo as normativas emitidas pelo poder central. A reacção de muitos agricultores contra a ditadura soviética - que consideravam um novo feudalismo - desencadeou uma reacção brutal do poder central, que teve o seu expoente máximo na Ucrânia.
Como não fossem sufientes as condenações a 10 anos de trabalho forçado, e a pena capital, para aqueles que o Estado considerava "subversivos", por não concordarem em perder a liberdade e trabalhar quase gratuitamente, a Grande Fome foi estrategicamente pensada para atingir objectivos de eliminação da população ucraniana.
Em contraste com a propaganda do regime, que apresentava o novo modelo como um paraíso terrestre (ver cartaz) s pessoas definhavam e morriam, numa agonia lenta.
Trata-se de um genocídio que tem sido obstinadamente escondido e negado, e que merece o mesmo destaque do Holocausto Judaico. Ambos nos lembram que a LIBERDADE é o mais precioso dos bens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário